O brincar na educação infantil em uma escola com método natural

Data da publicação

Data da defesa

2023

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de investigar sobre o brincar na educação infantil, tendo a pedagogia natural como base. Sendo assim, trata-se de uma abordagem qualitativa com viés reflexivo sobre a importância da pedagogia natural para o desenvolvimento da criança. O campo de pesquisa foi uma escola particular de educação infantil com método natural no Distrito Federal, sendo utilizada como ferramenta de observação para análise e escrita da pesquisa. Para o referencial teórico, buscou-se entender a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil e compreender como a pedagogia natural entende o brincar. A análise tratou de relacionar como as crianças brincam nos diferentes espaços na escola com os estudos dos autores sobre o brincar e o método natural, sendo Vygotsky (2008) com as contribuições sobre o brincar, Freinet (1977) com o método natural e Rizzo (1999) como referência para Educação Infantil.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

SOUZA, Kamila Batista. O brincar na educação infantil em uma escola com método natural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções