A natureza dentro da escola: um estudo em uma escola particular do Distrito Federal
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Resumo
O presente trabalho acadêmico tem como objetivo geral analisar se o ambiente escolar de uma escola particular do Distrito Federal faz a relação entre o processo de aprendizagem e o contato com a natureza e para tanto, se desdobra nos seguintes objetivos: a) Descrever o espaço verde de uma escola particular do Distrito Federal; b) Verificar como é realizado o contato entre a criança e a natureza dentro de uma escola particular; c) Analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ambiente escolar. Inicialmente, há de se analisar a concepção do que é ser criança e a sua relação com a natureza. Cumpre ressaltar que a criança possui forte relação com o meio ambiente em que está inserida e o contato com a natureza durante o processo de aprendizagem é de extrema relevância para o seu desenvolvimento integral. A escola e os educadores possuem papel essencial, devendo realizar estratégias que promovam a aproximação entre a criança e a natureza. Para a realização da investigação, foi utilizada uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A metodologia qualitativa pautou-se na análise do conteúdo, a partir da qual foram definidas como unidades: 1) Criança e natureza; 2) A importância da natureza para a criança; 3) As práticas educativas na relação criança-natureza. Como resultados das análises empreendidas no decorrer do trabalho, destaca-se a importância de oportunizar às crianças o contato com a natureza dentro do ambiente escolar, uma vez que esses ambientes ajudam no desenvolvimento da criança em suas múltiplas dimensões, a valorizando como um ser social e reconhecendo o seu protagonismo.

