História de vida e sistematização de experiências: uma proposta de acompanhamento de egressos para o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Brasília.
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Resumo
O presente trabalho visa: 1) ensaiar uma proposta de Acompanhamento de Egressos em uma costura no campo da pesquisa em educação entre a Pesquisa-Ação Existencial (Barbier, 2002), a metodologia de História de Vida (Josso, 2002) e a Sistematização de Experiências (Jara H., 2013); 2) analisar a proposta de Acompanhamento de Egressos contida no Plano de Curso da Licenciatura em Pedagogia (PPC) do IFB e na Política Institucional de Acompanhamento de Egressos do IFB (PAEG-IFB); 3) discutir a pertinência do uso das metodologias abordadas para o Acompanhamento de Egressos. Não há, até o momento, no âmbito do Campus São Sebastião, no Curso de Pedagogia, ações provenientes nem da Política Institucional de Egressos, nem das proposições contidas no Plano de Curso, por isso, nesse momento, em 2022, os estudantes egressos da primeira turma de Pedagogia, que concluíram o curso em 2021, são os principais sujeitos participantes. Para consequentemente abordar os indicadores de empregabilidade/renda e continuidade dos estudos, mas sobretudo as construções de visão de mundo em uma educação crítica e emancipatória, processos que só podem ser apreendidos através do próprio discurso dos envolvidos. A escuta sensível, promove naquele que fala a oportunidade de reconstruir a própria existência. E há, em alguma medida, a reconstrução do social ao mesmo tempo que a própria identidade vai se (re)construindo. O ensaio da proposta, mesmo em um universo pequeno, instiga a continuação desta pesquisa, que, em alguma medida, preenche algumas lacunas encontradas.

