Formação inicial dos professores para o letramento digital: uma análise do curso de pedagogia do Instituto Federal de Brasília
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Resumo
O letramento digital é um tema que está aos poucos ganhando visibilidade, e com isso, mais debates sobre a importância de inserir as novas tecnologias nos ambientes educacionais estão surgindo. Este artigo traz uma reflexão sobre o estudo do letramento digital no curso de Pedagogia do IFB, a fim de entender o que é o letramento digital, como é trabalhada a temática e quais as possibilidades oferecidas para compreender e discutir sua relevância. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma análise do Plano de Curso de Pedagogia e nas respostas dos docentes e discentes sobre o desenvolvimento da temática ao longo do curso. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin e como resultado da pesquisa foi observado uma compreensão distinta sobre a definição de letramento digital entre docentes e discentes, por consequência, a afirmação de oportunidades para o desenvolvimento também. De forma geral, há um entendimento da importância do tema ao longo do curso e que o trabalho pode ser transversal, dentro e fora de sala, sem a necessidade de uma disciplina específica para o letramento digital.

