Uso dos espaços de natureza em uma escola pública periférica do Distrito Federal

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2024

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Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir de estudos conduzidos em um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC e do Programa de Residência Pedagógica PRP desenvolvidos na Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Brasília juntamente à escola-campo localizada em São Sebastião Distrito Federal. Refletindo sobre o uso dos espaços verdes de uma escola pública periférica do DF, buscou-se observar a existência e como é feito o uso de espaços verdes na escola pública delimitada, explorar o comportamento das crianças frente à natureza existente a partir de um olhar atento e intencional, analisar OS desdobramentos ocasionados pela prática pedagógica desemparedada na natureza e refletir como esses espaços verdes contribuem para o desenvolvimento infantil, durante o processo de aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, esse estudo possui como base metodológica a pesquisa-ação, com a aplicação de uma atividade com as crianças buscando observar os desdobramentos da prática pedagógica desemparedada e questionários com a professora e a diretora da escola buscando compreender a visão da instituição sobre a temática. Discute-se sobre a existência de espaços verdes nas escolas, o uso desses espaços para a garantia de direitos das infâncias e os benefícios que uma prática fora da sala de aula e da escola pode proporcionar através do contato com a natureza.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

RODRIGUES, Mayara Souza. Uso dos espaços de natureza em uma escola pública periférica do Distrito Federal. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.

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