Escape room: uma possibilidade de instrumento avaliativo

Data da publicação

Data da defesa

2023-07-14

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade de um Escape Room, relacionado ao aprendizado na área de matemática, como uma avaliação diagnóstica em uma turma de 1º ano do ensino médio. Desse modo, buscamos a utilização de um instrumento avaliativo que possa ser utilizado para analisar os conhecimentos dos alunos enquanto resolvem as atividades propostas, como uma avaliação diagnóstica. Este estudo contou com a colaboração de 6 alunos do 1° ano do ensino médio integrado em meio ambiente e 2 professores atuantes no Instituto Federal de Brasília. Para a realização da pesquisa, houve a elaboração do instrumento avaliativo, aplicação do Escape Room com os alunos e aplicação de questionários com alunos e professores. A pesquisa mostrou que, pelos resultados obtidos, é predominante o entendimento dos alunos e professores de que o Escape Room contribui para o desenvolvimento do estudante e que é possível utilizá-lo na avaliação para a aprendizagem.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

SILVA, Stephanie Machado da. Escape room: uma possibilidade de instrumento avaliativo. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções