Educação financeira em sala de aula: uma adaptação do Cashflow como recurso didático para o ensino médio

Data da publicação

Data da defesa

2023-07-17

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O aumento do consumo da população nas últimas décadas no Brasil resultou em problemas financeiros, especialmente entre os jovens, devido à falta de informação e formação financeira. Cartões de crédito estão no topo da lista quando se fala em inadimplência. Com o objetivo de auxiliar os processos educacionais na educação financeira, este trabalho propõe uma análise qualitativa experimental de uma adaptação do jogo cashflow para o Ensino Médio. Na nossa abordagem metodológica, decidimos utilizar o modelo ADDIE, que nos proporciona uma estrutura organizada e flexível, permitindo o desenvolvimento de materiais de aprendizagem e personalização conforme as necessidades específicas do público-alvo. Obtivemos uma adaptação bem-sucedida do jogo cashflow, traduzida para a realidade brasileira, e implementada em sala de aula. A recepção docente e discente foi satisfatória, na medida em que docentes apreciaram a atividade elaborada e discentes apresentaram notável envolvimento e empolgação pela natureza lúdica da intervenção. Por fim, foi possível refletir, frente às adversidades encontradas durante a aplicação, que a validação da adaptação do jogo cashflow enquanto Recurso Didático passa por um levantamento de dados e ferramentas que não foram viáveis na presente pesquisa, mas são cabíveis como desdobramento natural deste trabalho.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

LIMA, Hyago Melo. Educação financeira em sala de aula: uma adaptação do Cashflow como recurso didático para o ensino médio. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções