Relações entre ansiedade em amtemática e criatividade em matemática de estudantes do ensino médio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar se existe uma correlação negativa significativa entre a criatividade no campo da Matemática e a ansiedade em matemática e investigar os níveis de ansiedade e criatividade por meio de uma pesquisa de método misto. Participaram do estudo 39 alunos da 3ª série do Ensino Médio de um dos Institutos Federais de Brasília. Foram aplicados três instrumentos para a coleta de dados: Teste de Criatividade em Matemática, Teste de ansiedade em Matemática sendo a parte quantitativa e Rodas de Conversa com os alunos participantes como parte qualitativa. Os resultados indicam que existe uma correlação negativa entre criatividade em Matemática e ansiedade em Matemática, porém com baixa significância. Neste trabalho também são apontadas as falas dos alunos acerca de suas percepções sobre a ansiedade em Matemática e criatividade em Matemática e o possível impacto em suas notas.
Descrição
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS HUMANAS

