Alguns sentidos subjetivos de uma professora de biologia discalcúlica

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2021-09-02

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Nesta monografia, promovendo um diálogo entre a Educação Matemática e a Psicologia da Educação e adotando-se a Epistemologia Qualitativa como base teórica fundamental, apresenta-se uma reflexão sobre alguns sentidos subjetivos gerados por uma professora brasiliense, que se reconheceu como discalcúlica durante sua graduação em biologia. Entendendo-se que cada sujeito produz sentidos subjetivos peculiares à sua subjetividade, analisam-se, de forma particular, alguns sentidos subjetivos da participante, relativos ao seu processo de escolarização. Assim sendo, coloca-se em destaque suas configurações subjetivas referentes à representação social do laudo psicopedagógico no universo escolar, assim como analisam-se suas reflexões sobre as estratégias de aprendizagem vivenciadas por ela, desde o Ensino Fundamental até o Ensino superior. A presente investigação, de caráter construtivo-interpretativo, sustenta-se no pressuposto de que os sentidos subjetivos se configuram como uma produção humana que se constitui individualmente e socialmente, possibilitando, neste caso, uma compreensão complexa dos processos de escolarização de pessoas com transtornos de aprendizagem, em franca oposição ao discurso tradicional que tende a excluir a subjetividade do discurso acadêmico.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

SAMPAIO, Mateus Alves. Alguns sentidos subjetivos de uma professora de biologia discalcúlica. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2021.

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