Desenvolvimento de um laboratório móvel e sustentável para o ensino fundamental II
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho trata do desenvolvimento de um laboratório de matemática móvel e sustentável para o Ensino Fundamental II, em que teve-se a intenção de contribuir para a solução do impasse da ausência de laboratório de matemática nas escolas. Em termos teóricos, a pesquisa fundamentou-se principalmente nos estudos de Sérgio Lorenzato acerca do laboratório de matemática, considerando que o autor destaca sua importância no processo de ensino e aprendizagem e defende o fato de o laboratório não se tratar necessariamente de um espaço físico, mas de uma metodologia de ensino. A metodologia utilizada foi o Design Thinking, em que foram realizadas pesquisas introdutórias com a intenção de se compreender os principais fatores que influenciam o impasse abordado. Além disso, apresentou-se o processo de geração de ideias, desenvolvimento e especificações do laboratório em questão. Por fim, evidenciou-se que o laboratório desenvolvido é capaz de contribuir de maneira relevante no processo de ensino e aprendizagem, além de democratizar a vivência dos estudantes quanto ao uso de materiais concretos.

