Intervenção docente como forma de estímulo à criatividade em matemática

Data da publicação

Data da defesa

2023-07-10

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar como o feedback criativo contribui na construção de respostas com problemas abertos e fechados de um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Brasília. Foi aplicado dois problemas a dois grupos, compostos por 9 estudantes no grupo A e 19 estudantes no grupo B. Para isso, foram analisadas a produção escrita dos estudantes com e sem o oferecimento de feedback criativo, a fim de verificar elementos que podem ser associados à criatividade em matemática. Após terem recebido o feedback criativo, os discentes apresentaram respostas de maior refinamento em relação ao grupo anterior. Os alunos pertencentes ao segundo grupo demonstraram uma capacidade superior em produzir respostas mais aprimoradas, e os comportamentos observados revelaram um interesse ampliado em buscar soluções para os problemas matemáticos apresentados.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

PIRES, Leandro Marcondes de Oliveira. Intervenção docente como forma de estímulo à criatividade em matemática. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções