As TDICS, a pandemia e a matemática: desafios e possibilidades no processo ensino/aprendizagem

Data da publicação

Data da defesa

2022-02-08

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente estudo se propôs a investigar como o ensino/aprendizado da matemática foi desenvolvido no contexto da pandemia, tendo como base a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O campo investigativo foi numa escola pública de Brasília – DF, localizada na periferia, com ênfase no ensino fundamental II, com alunos dos 7º e 8º anos. A ideia foi conhecer as condições de acesso dos alunos aos meios tecnológicos, na disciplina de matemática, identificando os desafios e possibilidades dos estudantes e professores no contexto da pandemia. O estudo foi realizado mediante a utilização dos instrumentos metodológicos da pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionários. Escolha que se deu por entender que tais abordagens ampliam a visão acerca da temática e possibilita a análise do objeto. Estima-se que os resultados dessa investigação possam promover outras inquietações, outros questionamentos e motive novas discussões, novos estudos e novas pesquisas de modo a colocar em visibilidade as reais condições dos alunos e professores no processo ensino-aprendizado da matemática, cujo instrumento mediador seja as TDICs.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

SANTOS JUNIOR, Osvaldo Constantino dos. As TDICS, a pandemia e a matemática: desafios e possibilidades no processo ensino/aprendizagem. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções