O papel do teatro de Shakespeare no ensino de língua inglesa: análise de estratégias no desenvolvimento de habilidades linguísticas

Data da publicação

Data da defesa

2025-02-14

Permissão de acesso

Lattes do Orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o uso das obras de William Shakespeare no ensino de inglês como língua estrangeira na educação básica brasileira, com foco em estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento das habilidades linguísticas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em três etapas: revisão bibliográfica, análise de práticas pedagógicas e reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes, especialmente no contexto das escolas públicas. O referencial teórico inclui autores como Krashen, Cosson, Hymes, Bruner e Bakhtin, que sustentam a relação entre literatura, linguagem e cultura. Os resultados indicam que, embora a linguagem arcaica e a falta de formação continuada sejam desafios, o teatro shakespeariano pode ser uma poderosa ferramenta didática quando associado a estratégias como dramatizações, leitura crítica e debates. A mediação literária e a adaptação criativa das obras contribuem para tornar o conteúdo acessível e culturalmente relevante, promovendo não só o aprendizado da língua inglesa, mas também o letramento literário e o pensamento crítico dos estudantes. O estudo reforça a importância da literatura no ensino de línguas e propõe caminhos para ampliar seu uso nas escolas brasileiras.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

LINGUISTICA, LETRAS E ARTES

Referência

MACIEL, Júlia Sales; SILVA, Letícia Almeida Ferreira da; NERES, Sofia Macedo. O papel do teatro de Shakespeare no ensino de língua inglesa: análise de estratégias no desenvolvimento de habilidades linguísticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções