O processo de formação do ser professor no cotidiano da escola: as diferenças entre o estágio supervisionado e a residência pedagógica
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Resumo
O presente trabalho, embasado nas ideias dos autores Almeida e Pimenta (2014), Martins (1997), Vygotsky (1998), Candau (2013), Pimenta (1995), Orozino (2022), Pacheco et al (2017) pretende analisar as diferenças da formação docente de licenciandos de um Instituto Federal do curso de licenciatura em Letras Inglês nos contexto do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica. Ambas ações tem o intuito de aproximar o licenciando da realidade escolar de modo a unir a teoria com a prática. No entanto, nem sempre isso acontece de forma eficaz no Estágio Supervisionado, levando a criação do programa de Residência Pedagógica. Este programa visa aprimorar a formação prática por meio da imersão na escola de educação básica. A abordagem qualitativa, de natureza exploratória, se mostrou apropriada para o desenvolvimento da pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados o grupo focal e o método Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados mostraram a importância significativa das propostas que visam integrar teoria e prática, evidenciando que a identificação pela docência se consolidou principalmente durante a Residência Pedagógica. No entanto, é essencial realizar uma avaliação mais profunda do funcionamento de ambas ações para garantir sua efetividade.

