Letramento digital na formação inicial de professores de línguas: um estudo de caso
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Resumo
O presente estudo buscou compreender as dificuldades e contribuições que as vivências com tecnologias digitais educacionais, ou falta delas, trazem para professores ainda em processo formativo em um curso de Letras-Inglês, sabendo da relevância que o uso de recursos tecnológicos possuem ao processo de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica foi baseada em estudos que abordam a definição de letramento digital e o impacto da pandemia no contexto educacional (Soares, 2004; Dudeney, Hockly; Pegrum, 2016; Silva, 2016; Gomes, 2019; Andrade, 2020), como também a formação de professores de línguas no contexto on-line e a importância das competências digitais no seu processo formativo (Bedran, 2016; Fadini, 2016; Villaça, 2017; Nascimento et al., 2019; Kawachi-Furlan; Lacerda, 2020; Santos, 2021; Andrade, 2021; Rosário; Turbin, 2021). Utilizamos a abordagem qualitativa (Ludke; André, 1986) e o estudo de caso intrínseco (Stake, 1995 apud André, 2005), a fim de alcançar os objetivos. Além disso, apoiamo-nos em Caulley (1981 apud Ludke; André, 1986) e Guba e Lincoln (1981 apud Ludke; André, 1986) para justificar a escolha da análise documental como procedimento metodológico válido e, em Fachin (2006 apud Jesus; Lima, 2012), para esclarecer a opção pela realização de questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido pelos professores em formação do curso de Letras-Inglês. A partir do levantamento e análise dos dados, percebemos que os licenciandos possuem o entendimento da importância que o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tem tanto no processo de formação quanto em sua prática pedagógica, bem como possuem uma experiência significativa com recursos que possam auxiliá-los nesse contexto.

