O ensino de literatura de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso para o desenvolvimento do letramento literário

Data da publicação

Data da defesa

13-12-2023

Permissão de acesso

Lattes do Orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a relevância do desenvolvimento do Letramento Literário no ensino de literatura de Língua Inglesa no Ensino Médio. O referencial teórico buscou refletir sobre a relevância do Letramento Literário para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes que possuem contato com esse tipo de texto no ensino básico e, para isso, nos baseamos principalmente nos estudos de Cosson (2006), Ferreira e Gomes (2019), Bozza e Calixto (2013) e Duff e Maley (2003). Como instrumento de pesquisa, realizamos um estudo de caso com um grupo de estudantes da rede de ensino pública do Distrito Federal por meio de uma pesquisa-ação. Nela, criamos uma sequência básica (Cosson, 2006), que trabalhou o conto “The Black Cat”, do autor romântico estadunidense Edgar Allan Poe (1809-1849). Para coleta de dados, fizemos um questionário no início da pesquisa e uma avaliação sobre o conto ao fim da disciplina. Ao fim, ficou notório que o letramento literário é segundo plano dentro do ensino básico na atualidade, o que contribui para a formação dos estudantes. Entretanto, os estudantes participantes se engajaram na leitura e nas aulas sobre o conto. Com isso, entendemos que o professor deve apoiar e incentivar seus estudantes a terem contato com o texto literário dentro e fora da sala de aula.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

LINGUISTICA, LETRAS E ARTES

Referência

FREIRE, Alice Ribeiro; CÂNDIDO, Caliandra Leal. O ensino de literatura de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso para o desenvolvimento do letramento literário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções