O docente de língua inglesa como mediador do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH
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Resumo
Neste Trabalho de Conclusão de Curso buscou-se compreender e refletir sobre como o papel mediador docente pode influenciar no aprimoramento do aprendizado de crianças com TDAH do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola privada do Distrito Federal. Para atingir tal fim, foram identificados os desafios enfrentados pelos docentes, bem como as adaptações e estratégias de ensino utilizadas para o sucesso dessa mediação. No estudo é apresentado o conceito de TDAH e textos oficiais que abordam a temática e o referencial teórico apoia-se na contribuição dos seguintes autores: Barkley (2011); Barros (s.d.); Paulo Freire (1970); Rezende (2016); e Souza (2019). A Cartilha da ABDA (2017) intitulada “Perguntas e Respostas sobre TDAH"; e as Nações Unidas (2015) foram instrumentos utilizados para construir a conceituação do sujeito com TDAH e o papel do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem. A legislação pertinente abordada teve como destaque a Lei n° 14.254 de 2021 e a Constituição Federal de 1988. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e foi categorizada como um estudo de caso. O percurso metodológico utilizado para a coleta de dados incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas presencialmente. Os participantes foram professores e a psicopedagoga de uma escola bilíngue privada no Distrito Federal. Após a gravação, foram realizadas transcrições e, posteriormente, o processo de análise de dados. Os resultados apontam que ao compreender a necessidade da adaptação curricular para alunos com o transtorno, torna-se claro que os professores devem receber formação continuada em inclusão e métodos pedagógicos específicos para efetivamente integrar os estudantes com o transtorno durante as aulas. O estudo revelou que o uso de adaptações e estratégias adequadas é eficaz para promover um ambiente de aprendizagem para estudantes com TDAH.

