A aprendizagem não defensiva como estratégia para a motivação
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho investigou como a aplicação da aprendizagem não defensiva (aprendizagem com foco na redução do filtro afetivo) pode contribuir como estratégia para a motivação em um curso de espanhol para adultos. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, fundamentado nas investigações teóricas acerca do fator idade, no que tange a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), e nas investigações teóricas sobre o filtro afetivo. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado, notas de campo e entrevista reflexiva. Como resultado, os estudantes apontaram melhoras na maneira de se expressar e se portar como alguém que aprende a aprender uma língua estrangeira. Foi possível perceber também que a autonomia quanto a investigar a aplicação e/ou significado das palavras foi muito positiva para que os participantes da pesquisa tivessem a noção de que o protagonismo em sala deveria partir deles e não do professor.

