A educação no/do campo x militarização das escolas: corpos e mentes em disputa no Distrito Federal
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Resumo
A presente pesquisa tem por objetivos realizar uma investigação científica com abordagem geográfica sobre a dinâmica agrária e socioterritorial das Escolas no/do Campo e os dois projetos de Militarização das Escolas: o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares e a Gestão Compartilhada das Escolas Civil Militares no Distrito Federal, assim se buscou identificar quem são os sujeitos envolvidos e suas principais realizações, entre pactos e/ou conflitos; levantar informações relacionadas com Escolas no/do Campo no que condiz sua localização geográfica e seus referenciais de implementação; cruzar informações sobre os crimes no DF nas RAs das Escolas Militarizadas, para assim interpretar o discurso de “combate à violência” apresentado pelo Governo do Distrito Federal - GDF; levantar os pontos basilares do conflito pedagógico entre os modelos da Educação no/do Campo x Militarização das Escolas Públicas, logo; divulgar os resultados finais do trabalho aos sujeitos envolvidos a partir de ferramentas da internet e apresentações presenciais. Com a metodologia desenvolvida, baseia-se em informações qualiquantitativas através de levantamentos bibliográficos, arquivos de jornais, vídeos de audiências públicas disponibilizadas e dados estatísticos. Partindo de algumas bases de categorias e conceitos geográficos como: Educação do campo, território, territorialidade, poder, classe social e militarização das escolas/gestão compartilhada que permitiram elucidar e fazer uma melhor leitura da realidade proposta. A seguinte pesquisa se dividiu em 3 capítulos, eles são: 1o -Uma análise sobre a dinâmica da Educação do campo, escolas do campo e a questão agrária no Distrito Federal- DF, 2o Uma abordagem sobre o projeto de militarização das escolas na capital federal e o 3o, buscou-se aprofundar e comparar esses dois modelos de educação existentes na capital apontando as contradições existentes.

