Estudo dos conceitos de inteligência emocional e sua relevância na educação básica
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Resumo
O conceito de inteligência emocional tem obtido relevância social. Reconhece-se que é mais significativo ter competências emocionais e sociais do que um QI elevado. Este artigo foi realizado com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças e o impacto que tem nas suas vidas. Isso implica considerar que as emoções regulam nossos pensamentos e estes, por sua vez, nossas ações. A presença ou falta desse tipo de inteligência afeta o campo educacional pessoal e a interação social. Neste sentido, na aprendizagem da gestão das emoções está a chave do sucesso dos futuros adultos. A metodologia utilizada consistiu numa análise documental, ao mesmo tempo que se utilizou a cartografia conceitual para orientar o trabalho realizado. Os resultados obtidos permitiram identificar a importância de educar as emoções desde cedo para desenvolver a autoconsciência, a autorregulação, a motivação, a empatia e as competências sociais, que permitirão uma ótima tomada de decisão, bem-estar pessoal e social. Em conclusão, sugere-se o treinamento emocional de professores e pais para que possam contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais, modificando a perspectiva do que é essencial em inteligência emocional no processo educacional como o primeiro passo para buscar uma mudança significativa.

