Educação em direitos no transporte público do DF: uma cartilha para passageiros e trabalhadores
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Resumo
Os passageiros e trabalhadores que dependem do transporte público para se locomover por todo o Distrito Federal, não conhecem ou não sabem reivindicar seus direitos. Foi observado alguns comportamentos dos passageiros, trabalhadores e também dos prestadores de serviço, que corroboram para essa afirmativa. Mas chama atenção, o tratamento recebido por alguns tipos específicos de passageiros, são eles as pessoas idosas, mulheres grávidas, mulheres com criança de colo, pessoas com alguma deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Que ficam sem poder se sentar, viajando em pé por horas, pois os assentos estão todos ocupados. A legislação de transporte define um tratamento diferenciado para estes passageiros, mas não está sendo cumprida. Isto não ocorre pois desconhecem seus direitos assegurados por lei. Os demais cidadãos também as desconhecem. O objetivo é divulgar os direitos através de uma cartilha educativa, assim como foi utilizada na alfabetização aqui no Brasil, como na cartilha do Método Castilho, do final do século XIX, ou ainda a cartilha Caminho Suave, que perdurou oficialmente até os anos 90, as cartilhas ainda hoje têm seu alcance, causando impacto em seus leitores. Com a elaboração e distribuição da cartilha educativa, espera-se o melhor tratamento para estes passageiros e trabalhadores. Que todos os cidadãos possam ter o mesmo conhecimento e formar uma rede de apoio, assegurando o cumprimento das leis e garantindo a inclusão social de toda nossa sociedade.

