Teoria e prática na educação: uma abordagem didático-pedagógica transformadora

Data da publicação

Data da defesa

2023-12-07

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A sociedade é constituída por meio de instituições que estabelecem as regras, as leis, os valores sociais e morais, e ditam como os sujeitos devem se portar socialmente. Para tanto, a educação serve como mecanismo dessa construção simbólica e pode gerar a reprodução ou a transformação do sistema social a medida como é utilizada. À vista disso, a presente pesquisa objetivou correlacionar as concepções de educadores consagrados com a experiência prática e didático-pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Goiás câmpus Águas Lindas. Trata-se uma análise bibliográfica fundamentada no livro 'Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade', especialmente no capítulo 4, de autoria de bell hooks. e do relato da experiência pedagógica vivenciada pela própria autora dessa pesquisa. A abordagem centra-se na interseção entre as ideias apresentadas no livro e na prática educacional da pesquisadora, proporcionando uma perspectiva única e enriquecedora. Os resultados revelam a interação precisa e necessária da dialética entre teoria e prática com foco na pedagogia crítica e transformadora. Ao mesmo tempo em que demonstra os desafios, inquietações, desassossegos, satisfação, alegria e afago em realizar o que se acredita. Este estudo visa aprofundar a compreensão da educação como um ato de liberdade, destacando a aplicação prática das teorias apresentadas por hooks na experiência pessoal da autora. E, notabiliza-se, também, a necessidade de valorização de todos os autores envolvidos no processo educativo e prática de uma educação com foco na transformação.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

MENDES, Daphne de Oliveira. A importância da afetividade na educação infantil: contribuições da abordagem Pikler. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link multimídia

Coleções