Teoria e prática na educação: uma abordagem didático-pedagógica transformadora
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A sociedade é constituída por meio de instituições que estabelecem as regras, as leis, os valores sociais e morais, e ditam como os sujeitos devem se portar socialmente. Para tanto, a educação serve como mecanismo dessa construção simbólica e pode gerar a reprodução ou a transformação do sistema social a medida como é utilizada. À vista disso, a presente pesquisa objetivou correlacionar as concepções de educadores consagrados com a experiência prática e didático-pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Goiás câmpus Águas Lindas. Trata-se uma análise bibliográfica fundamentada no livro 'Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade', especialmente no capítulo 4, de autoria de bell hooks. e do relato da experiência pedagógica vivenciada pela própria autora dessa pesquisa. A abordagem centra-se na interseção entre as ideias apresentadas no livro e na prática educacional da pesquisadora, proporcionando uma perspectiva única e enriquecedora. Os resultados revelam a interação precisa e necessária da dialética entre teoria e prática com foco na pedagogia crítica e transformadora. Ao mesmo tempo em que demonstra os desafios, inquietações, desassossegos, satisfação, alegria e afago em realizar o que se acredita. Este estudo visa aprofundar a compreensão da educação como um ato de liberdade, destacando a aplicação prática das teorias apresentadas por hooks na experiência pessoal da autora. E, notabiliza-se, também, a necessidade de valorização de todos os autores envolvidos no processo educativo e prática de uma educação com foco na transformação.

