Proposta de transversalidade na educação profissional e tecnológica por meio da avaliação
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Resumo
Este é um relato de experiência docente realizado no âmbito da educação profissional tecnológica ocorrido no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília. O objetivo do artigo é discutir e propor a transversalidade de temas sociais relevantes no curso técnico de desenvolvimento de sistemas. As discussões emergem das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas documentações pedagógicas relacionadas à instituição, seus valores e na dificuldade de terem os princípios da transversalidade alcançados. O relato oferece a proposta de integrar as temáticas da diversidade, raça e inclusão às disciplinas lecionadas por meio das avaliações formativas e somativas realizadas pelo autor. O autor utilizou questionários e situações problema como meios para vincular a proposta transversal com as avaliações pretendidas. As ações sugerem que para atingir a formação integral pretendida pela EPT, é preciso a elaboração de ferramentas de avaliação eficientes na integração do conteúdo à formação crítico-social, levando esse trabalho a compartilhar suas propostas pedagógicas. Os resultados e análises foram obtidas através das manifestações dos estudantes, profissionais da educação, membros dos núcleos sociais de apoio e discentes, revelando o impacto positivo das avaliações elaboradas e realizadas, perseguindo o desenvolvimento dos educandos.

