Metodologias ativas de ensino e suas contribuições para a aprendizagem

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2023-12-05

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Resumo

O artigo discute sobre a aprendizagem ativa como metodologia que integra ensino e pesquisa. Analisar a eficácia dos métodos tradicionais e pensar nos diversos perfis de alunos e suas necessidades de aprendizagem justifica a implementação de metodologias ativas, e entre elas são abordadas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a sala de aula invertida. A ABP é detalhada como um método que utiliza problemas reais, promovendo o desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal dos alunos. A sala de aula invertida propõe o estudo prévio remoto, tornando a sala presencial espaço para atividades práticas. O objetivo foi analisar as metodologias ativas de ensino, suas características e as que são mais implementadas, além de abordar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, e para isso foram selecionados 53 artigos da plataforma Scielo. A conclusão ressalta a necessidade de superar desafios pedagógicos, incorporar práticas inovadoras e adaptar métodos às demandas educacionais, e a integraçãodos métodos tradicionais aos ativos como prática que potencializa a aprendizagemde diferentes perfis de alunos. O texto enfatiza que as metodologias ativas são cruciais para melhorar a qualidade e eficácia do ensino.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

SANTOS, Natália Camargo. Metodologias ativas de ensino e suas contribuições para a aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) — Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

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