Bailando con ellas: os impactos subjetivos do ensino da salsa

Data da publicação

Data da defesa

2024

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como as estratégias metodológicas utilizadas nas aulas particulares atuam no processo de desenvolvimento subjetivo de alunas. Para tanto serão trabalhados elementos de revisão bibliográfica que apontam para a conceituação, caracterização e contextualização da Salsa - sua história geral e local - que é o estilo de dança trabalhado e pesquisado pelo autor. Além disso, foram pesquisados elementos das principais vertentes teóricas da didática e suas aplicações nas estratégias usadas em aula com o intuito de entender as consequências que as aulas proporcionam no processo de aprendizado das alunas, registrando e demonstrando algumas das principais tecnologias metodológicas desenvolvidas ao longo dos anos pelo autor. A estratégia de pesquisa é qualitativa, envolvendo diversidade de instrumentos tais como: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e instrumento de associação de ideias. As conclusões do trabalho apontam que o ensino da dança latina, com a consequente prática por parte das alunas pesquisadas, colabora positivamente para seu desenvolvimento subjetivo, potencializando aspectos da vida adulta, tais como convivência social, auto-estima, diminuição da ansiedade e intencionalidade em relação à busca de melhores condições de saúde física, além do natural aprendizado técnico da dança em si.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções