Bailando con ellas: os impactos subjetivos do ensino da salsa
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como as estratégias metodológicas utilizadas nas aulas particulares atuam no processo de desenvolvimento subjetivo de alunas. Para tanto serão trabalhados elementos de revisão bibliográfica que apontam para a conceituação, caracterização e contextualização da Salsa - sua história geral e local - que é o estilo de dança trabalhado e pesquisado pelo autor. Além disso, foram pesquisados elementos das principais vertentes teóricas da didática e suas aplicações nas estratégias usadas em aula com o intuito de entender as consequências que as aulas proporcionam no processo de aprendizado das alunas, registrando e demonstrando algumas das principais tecnologias metodológicas desenvolvidas ao longo dos anos pelo autor. A estratégia de pesquisa é qualitativa, envolvendo diversidade de instrumentos tais como: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e instrumento de associação de ideias. As conclusões do trabalho apontam que o ensino da dança latina, com a consequente prática por parte das alunas pesquisadas, colabora positivamente para seu desenvolvimento subjetivo, potencializando aspectos da vida adulta, tais como convivência social, auto-estima, diminuição da ansiedade e intencionalidade em relação à busca de melhores condições de saúde física, além do natural aprendizado técnico da dança em si.

