Educando e libertando por meio da dança
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Atualmente a dança é considerada componente obrigatória nas escolas, no entanto existem instituições de ensino que não cumprem essa norma, e mesmo onde a dança é adotada, ela acaba sendo associada às festividades juninas, páscoa, natal, etc, além de ser relacionada a momentos de extravasamento e recreação, sem que haja integração aos conteúdos. Esta pesquisa visa discutir formas de aprendizagem em dança, que possam desenvolver a criança de forma integral, de maneira que seja capaz de lidar melhor consigo mesma, e com a realidade que a cerca, por meio de conduta crítica e questionadora do mundo. A partir da compreensão sobre a multiplicidade de corpos, escuta sensível e acolhedora, noções de coletivo e autonomia, desenvolvendo seu potencial emancipatório, numa aprendizagem para a liberdade e autonomia. Por meio de abordagens lúdicas, investigações de movimento, autopercepção, experimentações, estimulando a criatividade, a curiosidade e as perguntas, a criação artística, a expressão, o autoconhecimento, etc. Para isso, utilizou-se um modelo de pesquisa exploratória, baseada na abordagem qualitativa e no levantamento bibliográfico. Dessa forma, duas metodologias somáticas são apresentadas como possíveis alternativas para desenvolver os objetivos dessa pesquisa, são elas: a técnica da família Vianna, em análise do trabalho de Jussara Miller e a Eutonia de Gerda Alexander.

