Avaliação de mídias digitais para a aprendizagem do sistema cardiovascular no ensino médio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho tem como foco o uso de mídias digitais na criação de um site educacional para o ensino do sistema cardiovascular no Ensino Médio, avaliando em como essas tecnologias podem melhorar a aprendizagem dos alunos. O estudo foi motivado pelos desafios no ensino de Biologia no Brasil, como o desinteresse dos alunos e a falta de recursos didáticos. Este projeto desenvolveu um site educacional utilizando ferramentas digitais, como vídeos, animações, impressão 3D, jogos e fórum, com o objetivo de facilitar o ensino do sistema cardiovascular. O site foi avaliado por professores de Biologia com o intuito de verificar a sua aplicabilidade e o seu potencial para promover o engajamento e a compreensão dos alunos dos segundos anos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quantitativa e qualitativa, combinando questionários com questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostraram que o site foi bem recebido pelos professores do Ensino Médio, mas ainda requer aprimoramentos em acessibilidade, maior incorporação de elementos de gamificação, implementação de feedbacks interativos, entre outros, para otimizar a experiência de aprendizado. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais no ensino de Biologia é uma estratégia promissora para superar os desafios educativos.

