Elaboração de aulas práticas de botânica a partir de materiais sustentáveis
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Resumo
Botânica é uma das áreas da Biologia alvo de reclamação dos estudantes, principalmente pela quantidade de novos termos. Sendo assim, objetivou-se nesse trabalho desenvolver materiais didáticos, a partir de recursos sustentáveis, para realização de aulas práticas de Botânica no Ensino Médio. Para isso foi elaborado um questionário com a finalidade de verificar como tem sido a preparação das aulas de Botânica, esse questionário foi respondido por professores de Biologia de diversas escolas públicas, tanto da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEE-DF) como do Instituto Federal de Brasília (IFB). A partir da análise das respostas do questionário aplicado, foram confeccionados materiais didáticos, reutilizando materiais sustentáveis, para auxílio nas aulas práticas de Botânica. Lupas feitas com garrafa pet foram utilizadas para visualizar as estruturas vegetais das amostras utilizadas pelos estudantes para confecção de exsicatas. Os estudantes do Ensino Médio responderam a um questionário avaliativo diagnóstico com perguntas objetivas e discursivas sobre Botânica, após o contato com os materiais didáticos produzidos, os estudantes responderam novamente o questionário para observar se houve alguma mudança no processo de ensino aprendizagem, além da aceitação dos materiais. Os resultados obtidos demonstram que as aulas práticas de Botânica, associadas às aulas teóricas, proporcionam um aumento na curiosidade dos estudantes sobre o tema, e também em sua atenção sobre o conteúdo. Além disso, o uso de materiais sustentáveis permite que essas práticas sejam realizadas, mesmo que a escola possua poucos recursos financeiros.

