Jogo de tabuleiro para o ensino de fisiologia animal para alunos do ensino médio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A disciplina de biologia, ministrada ao Ensino Médio Regular, é considerada difícil, pois contém conteúdos extensos, que geralmente são ensinados por meio de metodologia expositiva. Estudos mostram que alunos apresentam dificuldades em apreender os conteúdos por meio de aulas monótonas, levando ao desinteresse dos mesmos. Diante disso, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro para o ensino de fisiologia animal para alunos do ensino médio com o objetivo de avaliar a possibilidade de usar este jogo como um método de aprendizagem ativa, levando em consideração a sua aplicabilidade em sala de aula, a opinião dos professores sobre o mesmo e seus benefícios para a aprendizagem. Para tanto, o jogo em questão foi apresentado para os professores de biologia atuantes em escolas de Planaltina – DF e aplicado um questionário para coletar a opinião destes professores sobre o jogo. Os resultados da pesquisa mostraram que a maior parte dos professores concordaram que o jogo construído se adequa como um método de aprendizagem ativa e que usariam para revisar e reforçar conteúdos didáticos já ministrados. Os jogos didáticos contêm o potencial de favorecer o raciocínio e proporcionar uma aprendizagem prazerosa, constatando que sejam aplicados de forma estratégica e com o intuito de favorecer o ensino e aprendizagem.

