Clube de ciências: estratégias para despertar a curiosidade e a aprendizagem imersiva e significativa

Data da publicação

Data da defesa

2025-06-30

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A maioria dos estudantes não relaciona o conhecimento científico com as suas próprias vivências práticas, o que demonstra uma carência de alfabetização científica mais significativa. Tal fator pode estar relacionado a como tais estudantes enxergam as ciências. Por essa razão, este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a criação e implementação de um Clube de Ciências no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina (IFB CPLA), tendo por base dois projetos que foram o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PINCEL (Programa de Incentivo de Esporte, Cultura e Lazer) com o objetivo de estimular a alfabetização científica por meio de atividades experimentais, jogos educativos e exposições. A iniciativa visa promover um ambiente de aprendizagem mais descontraído e atrativo, favorecendo a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela ciência. Os resultados indicam que o Clube despertou a curiosidade dos participantes, facilitou a compreensão dos conceitos científicos e proporcionou uma aceitação positiva das atividades propostas. Assim, o trabalho evidencia a relevância dos Clubes de Ciências como ferramenta pedagógica para a formação integral dos estudantes além do gosto pelas ciências ser um indicativo para permanência e êxito ser importante o que por sua vez fortalece as propostas institucionais dos Institutos Federais.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

MENDONÇA, Rogério dos Reis. Clube de ciências: estratégias para despertar a curiosidade e a aprendizagem imersiva e significativa. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções