Tendências e lacunas na educação ambiental com ênfase em ambientes aquáticos continentais: uma revisão cienciométrica
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Resumo
A inserção da Educação Ambiental desde os anos iniciais no currículo escolar e além dos muros da escola tem importante papel na formação crítica dos cidadãos e da consciência ambiental. Aqui, avaliamos as tendências e lacunas das pesquisas sobre Educação Ambiental em ambientes aquáticos continentais ao longo dos anos de 1991 até 2020. Realizamos uma busca avançada na base de dados do Web of Science. Para avaliar se houve tendência temporal de aumento das publicações sobre o tema, realizamos uma correlação de Kendall entre o número de publicações e os anos. Após leitura do título e resumo desses artigos, foram selecionadas 113 publicações para fazerem parte do estudo. As tendências temporais ao longo dos anos mostraram que a frequência anual de publicações aumentou ao longo dos anos. A maior parte das publicações deram enfoque em metodologias voltadas para o caráter exploratório qualitativo e descritivo exploratório, utilizando questionários. O Brasil apresentou o maior número de publicações sobre o tema. O ambiente aquático mais estudado foram rios. A maioria das publicações não abordaram nenhum organismo aquático, quando houve, peixes foram os organismos mais estudados. O público-alvo na maioria das publicações foi a comunidade local, seguido de estudantes do ensino básico. Foi possível observar o aumento do interesse da comunidade científica em relação a preservação de ambientes aquáticos continentais. Aqui, ressalta-se a importância do envolvimento ativo por parte de toda comunidade local e agentes envolvidos na comunidade escolar.

