Educação ambiental na educação básica: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias didáticas no espaço escolar
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma revisão das edições dos últimos 10 anos do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, para selecionar trabalhos que abordem a Educação Ambiental no ensino de Ciências e Biologia nos anos finais, ensino médio e EJA com a finalidade de identificar quais são as estratégias didáticas que os professores utilizaram para tratar de Educação Ambiental em sala de aula, visto que a PNEA determina a integração da EA de forma obrigatória em todos os níveis de ensino e de maneira formal e informal. Ao todo foram encontrados 25 trabalhos, a maioria realizados no eixo sul-sudeste do Brasil. Foram identificadas 16 estratégias didáticas, todas com características lúdicas e interativas, que colocam o aluno como principal foco do aprendizado e o professor como mediador, resultando no interesse dos alunos pelos assuntos ambientais e por soluções para conservação do meio ambiente. Os resultados mostraram que os professores/ pesquisadores(as) conseguiram abordar a EA de maneira eficaz, confirmando ser bons métodos de ensino-aprendizagem.

