Rap de improviso: diretrizes para elaboração de rimas de conhecimento aliadas à temática do meio ambiente
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Resumo
Nas diretrizes curriculares nacionais o ensino de meio ambiente deve ser trabalhado em todas as disciplinas por meio de propostas interdisciplinares. A ação humana aliada à falta de conscientização afeta diretamente a biodiversidade e influenciam os impactos ambientais. Tendo em vista que esses acontecimentos são de responsabilidade individual e coletiva, é de suma importância apresentar propostas educacionais de incentivo à preservação do meio ambiente. Considera-se ainda que jovens do ensino básico engajam-se em movimentos culturais diversos a exemplo do hip-hop. O hip-hop é um movimento cultural e artístico, que nasceu nos subúrbios de Nova York, durante os anos de 1970 e tem o rap de improviso como um dos seus elementos criativos. Nesta pesquisa, descrevem-se técnicas de elaboração de rimas como recurso didático para o ensino de meio ambiente. A partir do relato das experiências de MCs em batalhas de rimas, elaboraram-se diretrizes para auxiliar professores a utilizarem rimas de improviso nas suas aulas sobre o meio ambiente. Após a coleta de dados que foram analisados na perspectiva do método de análise de conteúdo, percebe-se que existe uma similaridade na aquisição de técnicas de construção e improviso de rimas que são adquiridas ao longo do tempo pelos participantes e compõem vivências escolares de jovens, pois envolvem a leitura, a apreciação de músicas, a escrita e a observação. Os resultados da pesquisa trouxeram contribuições para o âmbito educacional, no que diz respeito a novos recursos didáticos para o ensino de Ciências, uma vez que proporciona o enriquecimento de ferramentas pedagógicas que motivam e despertam o interesse dos alunos. Além disso, as rimas de conhecimento no contexto do meio ambiente podem ser trabalhadas em uma perspectiva interdisciplinar envolvendo várias outras componentes curriculares como Língua Portuguesa, Sociologia, Música, Artes Visuais e Dança.

