Uso de realidade virtual no ensino de biologia celular para estudantes do ensino médio
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Resumo
Mesmo sendo amplamente utilizada no meio científico, a Realidade Virtual ainda se encontra pouco presente no ambiente educacional, que ainda se limita, muitas vezes, aos instrumentos tradicionais de ensino. Logo, este trabalho analisa o uso de Realidade Virtual no processo de ensino-aprendizagem de Biologia Celular para estudantes de primeira série do Ensino Médio regular através de dois procedimentos distintos: experiência com Realidade Virtual acompanhada e isenta de aula expositiva prévia. Tem- se como hipótese do seguinte trabalho que a união da teoria das dimensões microscópicas discutidas em sala com a prática no uso desta ferramenta poderá facilitar a compreensão da morfologia das células, bem como do funcionamento de suas estruturas e relações estabelecidas entre elas na dinâmica celular. Os principais resultados listados são o baixo custo e acessibilidade da ferramenta, ausência de aplicativos de Realidade Virtual voltados à educação e também melhor desempenho do recurso apresentado quando aliado à técnica de aula expositiva. Discute-se, então, limitações e qualidades, como também o desempenho e comportamento da ferramenta ao seguir diferentes procedimentos. Por fim, conclui-se que, apesar das limitações apuradas desde o preparo até a aplicação da pesquisa, a Realidade Virtual é uma ferramenta inovadora e apresenta retorno expressivo quando aliada à educação.

