Jogo educacional como facilitador da aprendizagem no ensino de imunologia
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Resumo
O ensino de imunologia no ensino básico apresenta diversos desafios, pode ser considerado um conteúdo abstrato e de difícil compreensão pelos alunos. Compreender o sistema imunológico é fundamental para que os estudantes possam interpretar questões de saúde que impactam a sociedade, como o uso de vacinas e a prevenção de doenças. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a eficácia de um jogo didático, intitulado Imunemeta, como ferramenta facilitadora da aprendizagem desse tema. O estudo foi realizado com uma turma do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia, DF, totalizando 26 estudantes. A metodologia adotada incluiu uma aula expositiva dialogada sobre os conteúdos básicos de imunologia, aplicação do jogo e aplicação de questionários diagnóstico (pré-questionário) e posterior (pós-questionário). O jogo foi desenvolvido especificamente para esta pesquisa e é composto por 30 cartas ilustradas, divididas entre doenças, vacinas e células do sistema imunológico, confeccionadas via Canva com design atrativo e tamanho semelhante ao de um baralho tradicional, além de um manual explicativo em formato de livreto. As análises estatísticas foram feitas por meio do software PAST 4.3, utilizando o teste de Wilcoxon. Os resultados demonstraram melhora significativa no desempenho dos alunos após a utilização do jogo, especialmente em conteúdos como função dos leucócitos e vacinas. Concluise que a inserção de metodologias ativas, como os jogos didáticos, promove maior engajamento, estimula o pensamento crítico e favorece a aprendizagem significativa no ensino de Ciências e Biologia.

