Análise dos efeitos negativos da pandemia de covid-19 no futuro da educação em uma escola de ensino fundamental e médio em Planaltina – Distrito Federal
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Resumo
As transformações ocorridas com o avanço do Novo Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. Diante das medidas de distanciamento social, toda a comunidade escolar foi desafiada a se adaptar ao novo contexto, do ensino remoto. O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre os impactos negativos da pandemia e suas consequências na escola CED Stella em Planaltina - DF e como a aprendizagem pode ter sido prejudicada com o cancelamento das aulas presenciais. A metodologia apresenta uma abordagem quali-quantitativa e, tratando-se de uma pesquisa básica de observação, deu-se por meio de questionários. Foi realizada em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio e com seus respectivos professores. Também foi investigada a situação da evasão escolar. Nos resultados foram identificados impactos negativos da pandemia e com sérias consequências na aprendizagem dos alunos. Ficou clara também a importância em todo o processo de ensino e aprendizagem da presença do professor como mediador do conhecimento. Em relação à evasão escolar, somente dados de 2019 foram compartilhados, indicando uma evasão de 23,2 % no 9° ano. Por fim, os prejuízos durante o ensino remoto foram percebidos tanto por discentes quanto docentes e é urgente a necessidade de se pensar em estratégias futuras que possam minimizar ou diluir essas deficiências.

