Percepções de estudantes de um curso superior de biologia sobre o uso de bola de pilates como assento em sala de aula

Data da publicação

Data da defesa

2024-04-29

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar a maneira como estudantes de um curso superior de biologia perceberam a influência que bolas de pilates proporcionam em relação ao conforto, sonolência e atenção em sala. Foram selecionadas turmas do período vespertino e noturno e disponibilizadas bolas de pilates para que os participantes utilizassem pelo tempo que quisessem e fichas com perguntas em escala Likert para que registrassem o uso a cada repetição, bem como o tempo de uso. Os resultados da escala Likert foram convertidos em Ranking Médio e a interpretação desses dados mostrou impactos positivos em relação à sonolência, atenção e conforto, mas neutralidade em relação à dores relacionadas à postura, indicando que esse fator pode ter uma variação maior entre cada indivíduo e se fazendo necessário maior atenção em testes futuros.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

BOMBARDI, Lucas de Souza. Percepções de estudantes de um curso superior de biologia sobre o uso de bola de pilates como assento em sala de aula. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções