A aprendizagem sobre fungos por meio de atividades práticas
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Resumo
Ao observar o cenário escolar, pode-se perceber que existe uma lacuna na compreensão e aprendizagem dos alunos com relação ao conhecimento sobre ciências. O presente trabalho busca mostrar a relevância da aula prática no auxílio ao processo de aprendizagem do aluno no ensino de ciências no ensino fundamental. Atividades no laboratório, experimentação e manipulação de materiais são essenciais para o raciocínio do aluno, portanto as atividades práticas permitem aprendizagem que apenas as aulas teóricas não permitem. Ainda, quando realizadas de modo investigativo as aulas práticas podem favorecer a mudança conceitual. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis em Planaltina (DF) com as turmas de 8º ano, totalizando 146 alunos. Foi feito um levantamento de dados com o uso de questionários prévios e posteriores à aula prática sobre o Reino Fungi. A aula prática foi realizada com uso de slides, fungos coletados e cultivados em placas de Petri. Os questionários respondidos antes da aula prática demonstraram pouco conhecimento dos alunos e índices altos de erros em relação ao reino Fungi. O mesmo questionário posterior à aula prática demonstrou a importância do conhecimento adquirido durante a aula, já que os índices de acertos aumentaram. Os resultados mostram que quanto mais interessado e envolvido o estudante está, melhor o seu aprendizado, pois é construída uma visão crítica e ampliada para a aprendizagem. Ressaltando, ainda, que as aulas práticas fazem diferença na educação e no ensino de ciências dos alunos envolvidos conectando a teoria, prática e o meio em que estão inseridos, preparando-os para novos desafios e destinos.

