A aprendizagem sobre fungos por meio de atividades práticas

Data da publicação

Data da defesa

2019-05-31

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Ao observar o cenário escolar, pode-se perceber que existe uma lacuna na compreensão e aprendizagem dos alunos com relação ao conhecimento sobre ciências. O presente trabalho busca mostrar a relevância da aula prática no auxílio ao processo de aprendizagem do aluno no ensino de ciências no ensino fundamental. Atividades no laboratório, experimentação e manipulação de materiais são essenciais para o raciocínio do aluno, portanto as atividades práticas permitem aprendizagem que apenas as aulas teóricas não permitem. Ainda, quando realizadas de modo investigativo as aulas práticas podem favorecer a mudança conceitual. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis em Planaltina (DF) com as turmas de 8º ano, totalizando 146 alunos. Foi feito um levantamento de dados com o uso de questionários prévios e posteriores à aula prática sobre o Reino Fungi. A aula prática foi realizada com uso de slides, fungos coletados e cultivados em placas de Petri. Os questionários respondidos antes da aula prática demonstraram pouco conhecimento dos alunos e índices altos de erros em relação ao reino Fungi. O mesmo questionário posterior à aula prática demonstrou a importância do conhecimento adquirido durante a aula, já que os índices de acertos aumentaram. Os resultados mostram que quanto mais interessado e envolvido o estudante está, melhor o seu aprendizado, pois é construída uma visão crítica e ampliada para a aprendizagem. Ressaltando, ainda, que as aulas práticas fazem diferença na educação e no ensino de ciências dos alunos envolvidos conectando a teoria, prática e o meio em que estão inseridos, preparando-os para novos desafios e destinos.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

BRITO, Gisete Pereira de. A aprendizagem sobre fungos por meio de atividades práticas. 2019. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2019.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções