O papel de docentes na inclusão de crianças e adolescentes no ensino de ciências e biologia
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Resumo
Ainda existem muitos desafios para que a educação inclusiva se efetue nas escolas brasileiras. Sobre a inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas regulares, um dos estímulos é a abordagem dessa temática na formação docentes, inclusive no ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho é compreender o papel dos professores de Ciências/Biologia nas escolas do Distrito Federal no contexto da Educação Inclusiva. A coleta de dados para esta pesquisa foi realizada por meio de um formulário via Google Forms, direcionado aos professores de Ciências/Biologia. Trata-se, então, de uma pesquisa qualitativa. Entre os resultados obtidos, destacam-se as situações envolvendo alunos com necessidades específicas, a importância do aperfeiçoamento e atualização em relação à Educação Inclusiva, as estratégias de avaliação e os desafios enfrentados no ensino desses alunos. Os professores identificam situações de alunos com necessidades específicas através de comportamento, do ambiente ao seu redor e com base em laudos. Eles reconhecem a importância do aperfeiçoamento e atualização em Educação Inclusiva, pois compreendem a necessidade de estarem preparados para atender a esses alunos. Muitos professores admitiram sentir-se despreparados e manifestaram medo em relação ao contato com pessoas com necessidades específicas. Eles entendem que a inclusão não se restringe apenas aos alunos com necessidades específicas, mas abrange todos os alunos em sua diversidade, tornando-se algo inerente à profissão docente.

