O impacto da pandemia do coronavírus no cotidiano escolar dos professores do curso de licenciatura em biologia do Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina

Data da publicação

Data da defesa

2022-07-28

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A pandemia do Covid-19, acarretada do novo coronavírus é um dos maiores desafios sanitários que o país e o mundo já enfrentaram. Com ela veio diversas dificuldades a serem encaradas, principalmente por termos que adotar o isolamento social, ocasionando o fechamento de comércios e escolas, mantendo apenas serviços essenciais. Assim, a educação precisou se reinventar, modificando sua forma de continuar com as práticas de ensino à sociedade. Deste modo, foi adotado o ensino remoto emergencial. Sendo assim, a finalidade desta pesquisa visa compreender as mudanças geradas no Ensino de Biologia no IFB Campus Planaltina devido à implantação do Ensino remoto emergencial ERE, a fim de conhecer os impactos e os principais desafios gerados no cotidiano escolar dos docentes. Esta pesquisa possui cunho qualitativo e utiliza o formulário misto, com a maioria das questões fechadas como instrumento de coleta de dados, mais especificamente. Os sujeitos de pesquisa são professores atuantes no curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina. Perante os resultados, observamos que os docentes enfrentaram diversas dificuldades durante sua atuação nesta nova realidade de ensino. Foi identificada uma grande sobrecarga de trabalho, desgastes emocionais e mentais. Para esse propósito, é importante que a educação volte a se estabilizar, desta forma os órgãos governamentais precisam oferecer mais suporte através da ampliação de políticas públicas, suprindo necessidades como recursos tecnológicos tanto para os estudantes, quanto aos docentes, além disso, oferecerem apoio psicológico a fim de amenizar os impactos gerados durante a pandemia e formações para novas formas de trabalho docente, especialmente de metodologias para o ensino.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

BRITO, Brena Pereira. O impacto da pandemia do coronavírus no cotidiano escolar dos professores do curso de licenciatura em biologia do Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções