Catálogo ilustrativo e trilha ecológica como estratégias de ensino na mitigação da invisibilidade botânica

Data da publicação

Data da defesa

2023-01-04

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Sabe-se que muitos estudantes apresentam desinteresse pelas plantas, o que intensifica a falta de percepção das mesmas por eles. Posto isso, o presente trabalho apresentou como objetivo mitigar a invisibilidade botânica dos estudantes que cursavam o componente Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina (IFB-CPLA) a partir da leitura de um catálogo confeccionado com a flora das áreas antrópicas do IFB-CPLA, além da realização de uma trilha ecológica no local. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em seis etapas: 1a etapa – Realização do pré questionário; 2a etapa – Aplicação do catálogo como estratégia de ensino; 3a etapa – Realização do pós-questionário; uma semana depois, 4a etapa – Realização do pré-questionário; 5a etapa – Execução da trilha como estratégia de ensino; 6a etapa – Realização do pós-questionário. A partir dos pré e pós-questionários, foram aplicados testes estatísticos para comparação dos dados. Os resultados corroboraram com a hipótese geral de que o uso das estratégias de ensino (catálogo e trilha) reduziria a invisibilidade botânica, visto que o somatório total de acertos das questões após as estratégias foi maior que a soma de acertos antes da aplicação. Entretanto, os dados das análises de comparação refutaram a hipótese específica em que se afirmava que o catálogo ilustrativo poderia obter melhor eficiência na aprendizagem do que a trilha, pois não houve diferença estatística entre ambas. Portanto, ressalta-se a importância do desenvolvimento de recursos didáticos diferentes e complementares, que tenham a finalidade de suscitar a curiosidade e atração dos estudantes para o aprendizado da flora.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

SILVA, Daniella dos Santos. Catálogo ilustrativo e trilha ecológica como estratégias de ensino na mitigação da invisibilidade botânica. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções