Mapeando a pesquisa científica em ensino de ecologia: uma análise bibliométrica da produção científica sobre o tema
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Resumo
O ensino de ecologia tem papel importante na criação de um mundo mais sustentável e é dever do educador buscar ensinar os conceitos de ecologia de forma consistente e bem fundamentada. Os maiores desafios que permeiam a educação em ecologia envolvem: os erros conceituais, a seleção do conteúdo e como este deve ser ensinado. O objeto central da pesquisa é o campo do ensino de ecologia, com foco específico em sua produção científica, buscando compreender como essa área tem sido abordada na literatura acadêmica, mapeando a pesquisa por meio de uma análise bibliométrica. Para tanto, fez-se uma busca avançada na base de dados Web of Science, incluindo apenas artigos científicos nas categorias de educação. Em seguida as publicações foram submetidas à técnica de análise bibliométrica, por meio do software RStudio, utilizando o pacote Bibliometrix. Foram encontrados 3.414 trabalhos publicados em 1080 fontes diferentes e com 8.806 autores diferentes. Os resultados destacam os principais autores envolvidos, as redes de colaboração e cocitação, bem como temáticas e instituições proeminentes, bem como de que forma os resultados já alcançados podem apoiar uma prática pedagógica mais eficaz. Os resultados revelam que há um movimento crescente em direção à integração de tecnologias digitais e abordagens interdisciplinares, alinhado com as demandas globais por soluções mais sustentáveis e práticas pedagógicas inovadoras. Também mostram que metodologias investigativas e o uso de tecnologias, como a realidade aumentada, têm um impacto positivo na compreensão dos alunos sobre ecossistemas e conceitos ecológicos mais complexos. Assim, este trabalho não apenas mapeia o estado atual da pesquisa na área, mas também serve como base para futuras investigações que possam aprimorar a educação ecológica em um contexto global, especialmente em países com menos acesso a recursos tecnológicos.

