Aula de campo como uma ferramenta de sensibilização para conservação do cerrado

Data da publicação

Data da defesa

2018-10-31

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo.

Devido a grande degradação natural que vem acontecendo, torna-se necessário desenvolver ações de Educação Ambiental, pois é preciso formar pessoas que se sintam parte integrante da natureza. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de aulas de campo como ferramenta didática para sensibilização dos estudantes em relação à conservação do Cerrado. O estudo foi realizado com 101 alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina. Duas turmas tiveram aulas expositivas em sala e outras duas participaram de uma aula de campo na forma de trilha ecológica. Em ambas, foram abordados os mesmos assuntos e realizado um experimento prático. Por meio de um questionário padronizado, foi avaliado o desempenho dos estudantes. A análise das respostas apontou que as duas estratégias de ensino podem gerar bons resultados, porém, aulas práticas em ambientes extraclasses tendem a ser mais envolventes, melhorando o interesse e a motivação dos estudantes.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

OLIVEIRA, José Marcos de. Aula de campo como uma ferramenta de sensibilização para conservação do cerrado. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções