Mudando a percepção dos alunos sobre as bactérias por meio de aulas práticas
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Atualmente, observa-se uma grande procura de melhorias nos processos educacionais, já que a tradicional forma de ensinar tem sido criticada. Estão à procura de uma educação mais crítica e significativa no ensino, principalmente no ensino de ciências. O presente trabalho busca mostrar a importância da aula prática no auxílio ao processo de aprendizagem do aluno de ciências sobre as bactérias no ensino fundamental. Atividades no laboratório, observação e manipulação de materiais são essenciais para esse processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis em Planaltina (DF) com as turmas de 8º ano, totalizando 146 alunos. Foi feito um levantamento de dados com o uso de questionários prévios e posteriores à aula prática sobre as bactérias. A aula prática foi realizada com uso de slides, bactérias cultivadas em placas de Petri e degustação de alimentos, como kefir e lactobacilos vivos. Os questionários prévios demonstraram pouco conhecimento dos alunos em relação as bactérias, indicado pelo baixo índice de acertos. O mesmo questionário aplicado posteriormente à aula prática apresentou um alto índice de acertos. Os resultados mostram que é possível mudar concepções sobre as bactérias por meio do conhecimento, tornando a visão do aluno mais crítica e ampliada. Ressaltando, ainda, que as aulas práticas fazem diferença na mudança de conceitos, na construção do conhecimento dos alunos envolvidos trazendo uma conexão positiva de conhecimento e prática.

