As expressões artísticas no ensino e aprendizagem de biologia celular no ensino médio: uma proposta interdisciplinar
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Nesta pesquisa, buscou-se identificar a eficácia da utilização das expressões artísticas – a música, a dramaturgia, a literatura e as artes visuais – como recurso para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia Celular no Ensino Médio. Para isso, turmas controle e experimental de alunos do 1° ano do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal foram selecionadas para receber aulas do conteúdo de Biologia Celular. Em uma delas, o conteúdo foi abordado de maneira expositiva e com a organização dos alunos em seminários -da maneira como já estavam acostumados cotidianamente no contexto escolar das aulas de Biologia - e, as outras tiveram a inserção das artes e desenvolveram produtos artísticos como fruto de suas aprendizagens dos temas relacionados à Biologia Celular. A produção artística incluiu paródias, maquetes, histórias em quadrinhos, desenhos e teatro. Um teste avaliativo aplicado em ambos os grupos revelou resultados promissores e estatisticamente significativos para o aprendizado dos alunos das turmas experimentais em relação a aplicação do método. Ainda, um questionário respondido por eles promoveu o feedback de que o uso das expressões artísticas motivou e despertou o interesse, além de envolver e unir todos os alunos em torno da produção.

