O uso de materiais de apoio específicos para o ensino de biologia na educação de jovens e adultos
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Ainda persiste na realidade educacional da Educação de Jovens e Adultos o uso de materiais e condutas que não convêm com a realidade retratada. Essa prática equivocada tende a ocasionar desinteresse nos estudantes em relação aos conteúdos, o que, por sua vez, influencia no aumento da evasão na referida modalidade de ensino. A partir de tal perspectiva, a presente pesquisa buscou aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Biologia, a partir do uso de materiais de apoio específicos aos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Planaltina (GO). Para a coleta de dados, foram empregados questionários e observação participante. Os resultados obtidos foram satisfatórios. A validade das novas estratégias didáticas se mostrou evidente quando os estudantes passaram a ser protagonistas da aprendizagem, ou seja, desempenharam papel ativo na construção dos conhecimentos. Além disso, a pesquisa identificou que a aprendizagem tende a ser mais significativa e proveitosa quando há variação dos métodos didáticos. Embora as habituais aulas, com o uso do quadro branco, também sejam importantes para a formação do indivíduo, a inserção de materiais de apoio ao trabalho pedagógico promove subsídio para um melhor rendimento dos estudantes e, consequentemente, efetiva o trabalho do professor.

