Dificuldades do ensino remoto durante a Pandemia de Covid-19 avaliadas no curso de licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina
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Resumo
Diante de tantas adversidades ocorridas no momento pandêmico e todas as adaptações no meio educacional, era esperado observarmos diversas mudanças significativas e dolorosas provocadas pela COVID-19. Tanto no meio acadêmico como no social, o ERE (Ensino Remoto Emergencial) trouxe dificuldades que mudaram o contexto e realidades na vida pós pandêmica. O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre as dificuldades do ERE (Ensino Remoto Emergencial) durante a pandemia de Covid-19 e suas consequências de aplicação, no Instituto Federal de Brasília campus Planaltina, e como a aprendizagem pode ter sido prejudicada com o suspensão das aulas presenciais. A metodologia apresenta uma abordagem quali-quantitativa e deu-se por meio de questionários respondidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Foram identificadas dificuldades do ERE (Ensino Remoto Emergencial) na pandemia e com consequências na aprendizagem dos alunos. Ficou clara também a importância da presença do professor como mediador do conhecimento em todo o processo de ensino aprendizagem. Por fim, os dados dos prejuízos durante o ensino remoto foram percebidos tanto pelos discentes, que é visível a necessidade de se pensar em estratégias futuras que possam minimizar e diluir essas deficiências futuras.

