Dificuldades do ensino remoto durante a Pandemia de Covid-19 avaliadas no curso de licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina

Data da publicação

Data da defesa

2023-01-11

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Diante de tantas adversidades ocorridas no momento pandêmico e todas as adaptações no meio educacional, era esperado observarmos diversas mudanças significativas e dolorosas provocadas pela COVID-19. Tanto no meio acadêmico como no social, o ERE (Ensino Remoto Emergencial) trouxe dificuldades que mudaram o contexto e realidades na vida pós pandêmica. O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre as dificuldades do ERE (Ensino Remoto Emergencial) durante a pandemia de Covid-19 e suas consequências de aplicação, no Instituto Federal de Brasília campus Planaltina, e como a aprendizagem pode ter sido prejudicada com o suspensão das aulas presenciais. A metodologia apresenta uma abordagem quali-quantitativa e deu-se por meio de questionários respondidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Foram identificadas dificuldades do ERE (Ensino Remoto Emergencial) na pandemia e com consequências na aprendizagem dos alunos. Ficou clara também a importância da presença do professor como mediador do conhecimento em todo o processo de ensino aprendizagem. Por fim, os dados dos prejuízos durante o ensino remoto foram percebidos tanto pelos discentes, que é visível a necessidade de se pensar em estratégias futuras que possam minimizar e diluir essas deficiências futuras.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

CASSIMIRO, Francisca Leidiana. Dificuldades do ensino remoto durante a Pandemia de Covid-19 avaliadas no curso de licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções