Mapeando a pesquisa na área do ensino de histologia: análise bibliométrica da produção científica indexada na base Web of Science
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Resumo
O presente artigo teve por objetivo mapear as publicações sobre a educação em histologia indexadas na base Web of Science, por meio de uma análise bibliométrica. O foco residiu na visualização da evolução dos temas e possíveis lacunas no campo de pesquisa, na tentativa de facilitar a identificação de redes de colaboração e cocitação, dos principais periódicos e autores da área, assim como a busca de métodos de ensino mais usuais e atuais. Foram encontradas 468 publicações, ao longo dos 65 anos, sendo a primeira produção publicada no ano de 1956. Com relação às redes de colaboração, a maior parte delas possui apenas dois ou três autores, sendo seus representantes em sua maioria de universidades dos Estados Unidos. Foram encontradas três redes de cocitação bem definidas, cujos tópicos mais pesquisados giram em torno do uso de recursos tecnológicos, bem como o estabelecimento de um currículo mais conciso e padronizado na área da histologia. Analisando a amostra como um todo, os termos mais frequentes nos resumos, palavras-chave e títulos das publicações foram relacionados ao público- alvo da área da saúde, especialmente os cursos de medicina e odontologia, assim como termos relacionados ao uso de tecnologias da informação e comunicação, como os microscópios virtuais. Os resultados são uma importante base de pesquisa para futuros trabalhos, pois fornecem um direcionamento do tema dos principais trabalhos publicados na área, assim como autores proeminentes, periódicos de maior impacto, além de proporcionar um olhar sobre métodos atuais e mais bem aceitos pelos estudantes e professores para o ensino de histologia.

