Desenvolvimento e avaliação de um manual de métodos de ensino de biologia baseado em evidências científicas
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Os métodos de ensino são um dos aspectos da didática, sendo eles uma forma de vínculo do aluno com o conteúdo, assim enfatiza-se a importância da utilização de métodos de ensino que tenham comprovação de sua eficácia. Como forma de comprovar, surge a prática baseada em evidências (PBE), que faz uma revisão do conhecimento científico mais atual e com a maior qualidade possível para realizar uma tomada de decisão. Ao realiza uma busca sobre manuais de ensino de biologia, notou-se uma ausência de propostas nesse nicho, assim o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um manual de metodologias de ensino de ciências e biologia pelos critérios da PBE, para isso foi realizado um levantamento de métodos de ensino, foram questionados 15 docentes da área do ensino de ciências biologias sobre o conteúdo que eles percebiam maior dificuldade dos discentes, bem como os métodos de ensino que eles aplicam e métodos de ensino que tem interesse em aprender a aplicar, assim os métodos em conjunto com os conteúdos foram pesquisados nas bases da Ebsco, Scielo e Web of Science e, com os artigos das bases, foi construído um manual. Após a construção do manual foi encaminhado aos docentes participantes um questionário com base na escala likert e mais uma pergunta aberta, obtendo respostas de 8 docentes. A partir da avaliação dos docentes constatou-se que houve uma boa construção do manual contribuindo para o conhecimento sobre métodos de ensino.

