Revisão de recursos didáticos no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista
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Resumo
O presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica da literatura sobre o uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de Ciências a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi identificar, analisar e discutir práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento acadêmico desses alunos no Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa foi realizada nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico, com publicações em português entre 2019 e 2024, resultando na seleção de 74 trabalhos. Os resultados revelam que a categoria mais abordada nos estudos foi a de “Recursos Didáticos” (23%), seguida por “Metodologias e Estratégias de Ensino” (20%) e “Revisões Bibliográficas” (18%), evidenciando o crescente interesse em práticas inclusivas. Os recursos mais utilizados incluem vídeos, maquetes, jogos, cartazes e tecnologias assistivas, que se mostram eficazes ao tornar os conteúdos científicos mais acessíveis aos estudantes com TEA. Conclui-se que a utilização de materiais concretos, visuais e sensoriais contribui para a aprendizagem significativa, além de promover a autonomia, a socialização e a participação desses alunos no ambiente escolar.

